SOBRE INSETICIDA <-- Voltar

Inseticida é um tipo de pesticida usado para controlar populações de insetos, destruindo ovos (em alguns casos), larvas e principalmente os insetos adultos. Os inseticidas são utilizados na agricultura, mas os usados na indústria, comércio e nas casas etc. são chamados de inseticidas domissanitários e são diferentes dos usados na agricultura, porque devem ser registrados no Ministério da Saúde.

Ao longo da história, diversos tipos de materiais de origem natural já foram usados contra os insetos, tais como o mercúrio, o arsênico, a nicotina, o tabaco.

Perigos no uso do inseticida

Na natureza:

O uso de inseticidas é considerado como um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da produtividade agrícola durante o século XX. No entanto, a maior parte dos inseticidas oferece riscos para o meio ambiente, através de impactos nos ecossistemas gerados pela poluição da água principalmente. Esses riscos ocorrem quando os inseticidas são utilizados de forma indiscriminada. As indústrias responsáveis e que mantém uma política ambiental ou socioambiental concreta também vem pesquisando novos grupos químicos menos impactante ao meio ambiente.

Em Pessoas:

Os inseticidas oferecem riscos para a saúde dos seres humanos, pois são tóxicos. Esse risco ocorre quando se utiliza os inseticidas de forma incorreta como o auto-serviço em casas onde os cidadãos comuns acabam por cometer erros de aplicação, pois desconhecem as técnicas e equipamentos corretos. Mas nem sempre as pessoas estão em contato com inseticidas, as pessoas que trabalham com esses produtos seguem normas para a aplicação principalmente nas áreas urbanas onde utilizam os EPI - Equipamento de Proteção Individual como luvas, respiradores semi-faciais com elemento filtrante contra vapores orgânicos, roupas de algodão, sapatos de segurança, óculos, protetor auricular e capacete quando necessário. Outro fator importante é que essas pessoas sabem como utilizar as técnicas, pois são treinados e zelam pela segurança das pessoas e do meio ambiente.

Outros, por sua vez, são encontrados em alimentos contaminados por inseticidas quando o uso é indiscriminado por parte de agricultores ou por não seguirem o período de CARÊNCIA que é o período que um determinado produto agrícola poderá ser colhido e comercializado após a aplicação do defensivo (inseticida) na lavoura. Esse período é determinado pelo fabricante depois de vários testes em campo antes da comercialização dos inseticidas. A orientação para aplicação na lavoura é feita por Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas que fazem com que os agricultores façam o uso correto dessa ferramenta de controle.

Os inseticidas domissanitários registrados no Mistério da Saúde do Brasil apresentam uma ótima margem de segurança se for feito o uso correto dos mesmos, por isso é que as empresas de controle e vetores e pragas urbanas são responsáveis pela aplicação na prestação de serviço de desinsetização. O mesmo se aplica aos inseticidas e demais produtos utilizados na agricultura (Registrados no Ministério da Agricultura).

A toxidade é medida em miligramas por quilo e é classificada como DL50. Na DL50 quanto maior o número menos tóxico é o inseticida e quanto menor o numero mais tóxico. Ex1: DL50 = 5000 miligramas/kg. Esse é um inseticida com auto grau de segurança. Ex2: DL50 117 miligramas por Kg, trata-se de um inseticida tóxico, cuja manipulação deve ser feita por pessoas treinadas.

Hoje a maioria dos inseticidas domissanitários (uso em áreas urbanas) tem uma boa margem de segurança, mas não podem ser manipulados sem treinamento adequado ou por pessoas comuns, pois existem legislações especificas para isso, dando exclusividade como para as empresas especializadas devidamente registradas.

Fontes: “Laboratório de Proteção Ambiental”, http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseticida.