PESTICIDA <-- Voltar

Os pesticidas ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.

Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (tal como um vírus ou bactéria) que é lançada de encontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças, incomodando pessoas, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insetos, erva daninha, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios.

Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxichos ao ser humano, etc.

Tipos de pesticida

Os pesticidas são classificados de acordo com as pragas que eles atacam:

·         Acaricidas: para o controle de ácaros.

·         Bactericidas: para o controle de bactérias.

·         Fungicidas: para o controle de fungos.

·         Herbicidas: para o controle de ervas daninhas.

·         Inseticidas: para o controle de insetos.

·         Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes).

·         Rodenticidas: para o controle de ratos e outros tipos de roedores.

·         Moluscicidas: para o controle de moluscos.

História

Os seres humanos têm usado pesticidas para impedir danos a suas colheitas desde aproximadamente 500 a.C.. O primeiro pesticida conhecido foi o enxofre. Por volta do Século XV, começaram a serem utilizados elementos químicos tóxicos como o arsênio e o mercúrio no combate a pragas em colheitas. No Século XVII, o sulfato de nicotina foi extraído das folhas de tabaco para ser usado como pesticida. Já no Século XIX, viu-se a introdução de dois novos pesticidas: um derivado do Chrysanthemum cinerariaefolium da família asteraceae, e o rotenone que é derivado de raízes de legumes tropicais.

Em 1939, Paul Müller descobriu que o DDT era um inseticida muito eficaz. Transformou-se rapidamente no pesticida mais usado no mundo. Entretanto, na década de 1960, descobriu-se que o DDT provocava danos à saúde de diversas espécies de aves, prejudicando sua reprodução e oferecendo grandes riscos para biodiversidade. Rachel Carson escreveu o livro best-seller Silent spring que criticava e alertava para o uso deste pesticida.

Atualmente, o DDT é proibido em pelo menos 86 países. No entanto, ele continua sendo usado em algumas nações no combate à malária e outras doenças tropicais, matando mosquitos e outros insetos transmissores.

O uso de pesticidas dobrou desde a década de 1950, e cerca de 2,5 milhões de toneladas de pesticidas industriais são usadas agora todos os anos.

 

Legislação

Na maior parte dos países, a venda ou uso de um pesticida deve ser aprovada por uma agência do governo. Diversos estudos devem ser feitos para indicar se o material é eficaz no combate as pragas.

Alguns pesticidas são considerados demasiadamente perigosos para serem vendidos ao público geral. Somente pessoas e/ou organizações que passaram por avaliações prévias podem comprar e supervisionar a aplicação destes tipos de pesticida.

Segundo a legislação brasileira, as substâncias tóxicas utilizadas na agricultura devem ser obrigatoriamente denominadas como agrotóxicos.

O uso de pesticidas (agrotóxicos) também pode causar contaminação ou até mesmo desertificação dos solos. Esses são dois problemas além de outros causados pelo uso de pesticidas na agricultura.

 

Efeito nocivo

No ambiente:

O uso de agrotóxicos para acabar com as pragas de agricultura deve ser moderado e feito com alguns cuidados, se não, pode causar a contaminação e desertificação do solo. O uso intenso de agrotóxicos pode levar a degradação dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro do próprio solo.

De acordo com um estudo da US Geological Survey pesticidas foram encontrados em lagos, rios e córregos nos Estados Unidos. Tal situação se repete em outros países.

Ambientes aquáticos são muito afetados pelo uso de pesticidas. Para os Anfíbios, por exemplo, são altamente letais, de acordo com um estudo da University of Pittsburgh.

O uso de pesticidas também afeta diretamente a qualidade do solo.

Em agricultores:

Houve muitos estudos com agricultores com o objetivo de determinar os efeitos nocivos à saúde resultantes do contato com pesticidas. Uma pesquisa em Bangladesh sugere que muitos agricultores não precisam aplicar o pesticida em suas plantações de arroz, mas continuam a fazer somente porque o pesticida é pago pelo governo (vide artigo).

Outros estudos indicaram que a exposição ao pesticida está associada, em longo prazo, com vários problemas de saúde, tais como: dificuldades respiratórias, problemas de memória, problemas na pele, câncer, depressão, etc..