PAUL HERMAN MULLER <-- Voltar

Paul Hermann Müller, também conhecido como Paul Mueller, (Olten, 12 de Janeiro de 1899 — Basileia, 12 de outubro de 1965) foi um químico suíço. Agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1948, por pesquisar desinfetantes e inseticidas de contato e descobriu a utilidade do DDT como inseticida.

Müller nasceu em 12 de janeiro de 1899, em Olten, Soleura, filho de Gottlieb e Fanny Müller. Ele era o mais velho de quatro filhos. Seu pai trabalhava nas Estradas de Ferro Federais da Suíça e a família. Mudaram-se para Lenzburg, Argóvia, e depois para Basileia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os suprimentos do inseticida comum eram insuficientes para atender a demanda, o DDT provou a sua notável eficácia contra o tifo e a malária. Na verdade, a sua capacidade de erradicar a tifo e a malária foi logo reconhecida como sem precedentes. Descobriu-se que, em áreas onde a malária era endêmica, a propagação da doença por mosquitos poderiam ser evitadas simplesmente por pulverização de DDT duas vezes por ano nas paredes internas das casas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_M%C3%BCller