ESTUDO PARASITOLÓGICO EM CAIXAS D’ÁGUA (Jan-Dez/2009) <-- Voltar

A manutenção da qualidade da água exige recursos de pessoal especializado para fazer a manutenção da qualidade da água distribuída para chegar potável ao consumidor. No entanto, leigos no assunto administram, no dia-a-dia, os prédios e a maioria das residências.

Nos últimos dez anos, vários "emergentes" têm sido apontados em fonte de distribuição de água e consumo; dentre eles se destaca as parasitoses. Diversos fatores contribuem para a alta prevalência de parasitas no Brasil, tal como o saneamento básico precário. As enfermidades, relacionadas a parasitas intestinais, reforçam a necessidade de alerta quanto à saúde pública. É necessário que haja uma vigilância domiciliar por parte dos moradores quanto a limpeza das caixas d água e/ou reservatórios para se evitar a contaminação da água destinada ao consumo humano.

Surtos por protozoários parasitas transmitidos pela água são mais comuns que surtos devido a helmintos em virtude do pequeno tamanho das formas infectantes dos protozoários, que ficam mais à superfície da água. Quanto aos resultados obtidos neste trabalho, apenas 3 dos entrevistados afirmaram que fazem a limpeza anual de suas caixas d’água. Dado preocupante, considerando que em todos os locais de amostras positivas, os moradores afirmaram não prestarem muita atenção a limpeza de suas caixas d’água, enquanto que nas amostras coletadas onde a limpeza correta foi efetuada recentemente, os resultados parasitológicos foram negativos.

A presença de parasitas presentes na água tratada no município de Morrinhos – GO indica falhas no tratamento ou na conservação desta água. A estrutura física das caixas d’água certamente contribuiu para a ocorrência de diferenças nos níveis de contaminação observados. Isto implica, sobretudo, aos valores obtidos nos reservatórios cujo material usado na sua fabricação é o amianto, uma vez que com o passar do tempo seu desgaste pode eliminar resíduos na água.

Dada a relevância dos resultados obtidos no presente estudo e a importância que apresenta para a saúde pública, ressalta-se a necessidade da adoção de medidas do poder público e dos órgãos de vigilância sanitária, que propiciem uma melhoria da qualidade da água. É importante ressaltar que a simples detecção de cistos e oocistos na água representa risco em potencial para a saúde da população, mas é necessário avaliar a viabilidade dos e a quantidade de oocistos e a relação dose-resposta necessária e suficiente para produzir infecção humana com o consumo de água.

Por: Lilian Carla Carneiro

Fonte: http://fug.edu.br/revista_3/pdf/estudoparasitalogico.pdf