BIOLOGIA DAS VESPAS <-- Voltar

Estes insetos pertencem a mesma ordem que as abelhas. O corpo destes insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Este inseto se caracteriza por apresentar dois pares de asas, sendo que o par anterior é maior que o posterior e este está ligado ao primeiro por uma série de ganchos presentes na margem. As asas, quando em repouso, se dobram longitudinalmente. O pedúnculo que liga o tórax ao abdome é fino e longo. Junto ao tórax estão ligados três pares de patas. A cabeça apresenta um par de antenas e os olhos compostos apresentam uma reentrância nas margens internas. O canal ovopositor das fêmeas é muito desenvolvido e utilizado como ferrão. A metamorfose que apresentam é do tipo completa (holometábolos).

Popularmente, todas as espécies de himenópteros que não são as abelhas nem as formigas, são conhecidas como vespas ou marimbondos. Este é um conceito muito vago e abrangente para designar as vespas, pois estas pertencem apenas à superfamília Vespoidea. Há algumas vespas que são sociais enquanto outras são solitárias. As sociais são familiares a maioria das pessoas e apresentam uma sociedade de castas, com a rainha, operárias e machos. Como apenas as fêmeas apresentam um canal ovopositor somente elas podem ferroar. O ninho das vespas sociais é construído com um material muito semelhante a papel, formado por madeira ou folhagem mastigada e elaborada pelo inseto. A rainha começa a construção de um novo ninho e ela mesma se encarrega de nutrir as primeiras larvas. Pouco tempo depois as operárias (nascidas da primeira ninhada) assumem o papel de cuidar das larvas e a rainha passa apenas a depositar os ovos. Nesta seqüência são depositados ovos que darão origem a machos e fêmeas.

Os insetos adultos alimentam-se de materiais açucarados, como néctar, seiva ou substâncias similares. Já as larvas são alimentadas com outros insetos ou aranhas, que são trituradas antes de serem oferecidas.

Na subfamília Polistinae, encontramos a maioria das vespas que alguns chamam de marimbondo. São avermelhados ou marrons. O corpo é delgado e o abdome fusiforme. O ninho é formado por um “pente” de células (ou favos), mais ou menos circular e horizontal, aderido a um suporte por um delgado pedúnculo. As células são abertas na região inferior enquanto as larvas crescem e são lacradas quando estas empupam.

A subfamília Vespinae apresenta os ninhos com muitas camadas de células hexagonais, todas inclusas em um envelope de material semelhante a papel. Muitas vezes apresentam aspecto globoso e podem ser aderidos a galhos, sob sacadas, ou de qualquer superfície que se projete no espaço. O gênero mais comum que encontramos é a Vespula.

Já a subfamília Polybinae constitui a maioria dos marimbondos socais que conhecemos. Nesta subfamília a formação de um novo ninho é formada por enxameagem, ou seja, uma parte da antiga colônia se muda junto com uma nova rainha para um novo ninho. As células podem ser dispostas tanto vertical como horizontalmente, apresentando ou não um envólucro. O material usado para a construção do ninho é mais grosseiro, muito similar a papel cartão. Algumas espécies podem armazenar mel, cupins e outros insetos mortos (utilizados na alimentação das larvas). São de coloração preta com uma mancha amarela na margem posterior do tórax e com cerca de dois centímetros.

As demais subfamílias não são sociais e muitas são parasitas de outros insetos, como aranhas, baratas e lagartas.

Fontes:

http://www.sosprofessor.hpg.ig.com.br/ciencia_biologica/vespa.htm

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/vespa.html